Ads Header

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Os melhores links FEMININOS

Quando nasceu o Rock n Roll?

No dia 13 de Julho foi comemorado o dia do rock, data esta que teve uma grande repercussão nas redes sociais, onde diversos ícones deste gênero musical foram lembrados e aclamados. Mas, você que é fã de Rock já se perguntou  onde ele começou? Muita gente não sabe. O Rock é um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950 (Já é um vovô com mais de sessenta nos). O gênero evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançante e viciante". O rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.No começo o novo estilo rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas,mas sempre atrapalhando seus trabalhos.Muitos diziam que o novo rock,incentivava o satanismo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre blues e country, mas com influencia de vários gêneros musicais com o rhythm and blues.
Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Alan Freed começou a tocar a mistura de blues, country e rhythm and blues para uma plateia multi-racial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música.Há muita discussão sobre qual deveria ser considerada a primeira gravação rock & roll. Uma forte candidata é "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats (na verdade, Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm), gravada e lançada pela Sun Records de Sam Philips em 1951. Quatro anos depois, em 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. Mas uma edição da revista Rolling Stone de 2004 argumentou que "That's All Right (Mama)", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra e Bill Black no baixo) para a Sun Records em Memphis foi o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som "rockabilly" característico da Sun Records.. Mas, àquela altura, "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, posteriormente regravada por Haley, já estava no topo da parada R&B da Billboard. Outros artistas que lançaram os primeiros sucessos do rock and roll foram Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent. A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da guitarra elétrica e o desenvolvimento de um estilo de rock and roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore. 
Também viu grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores como Joe Meek. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente. Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música.  Abaixo confira as melhores do Rock n´roll da década de 50 ( muitas você conhece e não sabia que eram tão antigas).
 


Lista de Músicas por ano de lançamento


1954
Rock Around the Clock (Bill Haley and his Comets)
Shake Rattle and Roll (Big Joe Turner)
That's All Right (Elvis Presley)

1955
Folsom Prison Blues (Johnny Cash)
Blue Monday (Fats Domino)
The Wallflower (Etta James)
Tutti Frutti (Little Richard)
Bo Diddley (Bob Diddley)
Maybellene (Chuck Berry)
Tyring To Get To You (Elvis Presley)
Ain't That a Shame (Fats Domino)

1956
Be-Bop-a-Lu (Gene Vincent and the Blue Caps)
Please Please Please (James Brown)
Long Tall Sally (Little Richard)
Hound Dog (Elvis Presley)
Don't Be Cruel (Elvis Presley)
The Train Kept A-Rollin' (Johnny Burnette)
Roll Over Beethoven (Chuck Berry)
Blue Suede Shoes (Carl Perkins)
Honky Tonk (Bill Doggett)
Who Do You Love (Bo Diddley)
Susie Q (Dale Hawkins)
Blueberry Hill (Fats Domino)

1957
Keep a Knockin' (Little Richard)
Whole Lotta Shakin' Goin' On (Jerry Lee Lewis)
Peggy Sue (Buddy Holly and the Crickets)
Jailhouse Rock (Elvis Presley)
Matchbox (Carl Perkins)
Rock and Roll Music (Chuck Berry)
Wake Up Little Susie (The Everly Brothers)
School Days (Chuck Berry)
At The Hop (Danny and the Juniors)
That'll Be The Day (Buddy Holly and the Crickets)
Raunchy (Bill Justis)
Lucille (Little Richard)
Rockin Pneumonia and the Boogie Woogie Flu (Huey "Piano" Smith)
Breathless (Jerry Lee Lewis)
High School Confidential (Jerry Lee Lewis)
All Shook Up (Elvis Presley)

1958
Willie and the Hand Jive (Johnny Otis)
La Bamba (Richie Valens)
Rumble (Link Wray and his Ray Men)
Tequila (The Champs)
Splish Splash (Bobby Darin)
Move It (Cliff Richard)
Night Time Is The Right Time (Ray Charles)
Johnny B. Goode (Chuck Berry)
Hang Up My Rock and Roll Shoes (Chuck Willis)
Good Golly MIss Molly (Little Richard)
One Night (Elvis Presley)
Summertime Blues (Eddie Cochran)
Rockin' Robin (Bobby Day)
Sweet Little Sixteen (Chuck Berry)
Guitar Boogie Shuffle (The Virtues)

1959
Smokie Part 2 (Bill Black Combo)
The Happy Organ (Dave "Baby" Cortez)
Rebel Rouser (Duane Eddy)
Stagger Lee (Lloyd Price)
Tall Cool One (The Fabulous Wailers)
What'd I Say (Ray Charles)


1 comentários:

Unknown disse...

Olá, como estão?

Represento o Portal Teia e estou aqui para avisar que acabamos de colocar no ar nosso novo agregador de links, é sem duvida mais uma ferramenta muito útil na vida de todo blogueiro.

Caso interesse, já liberei seu site para enviar links, sei da qualidade de suas postagens e vocês serão muito bem vindos.

Não perca essa oportunidade, aguardo seus links.

Um ótimo fim de ano para toda a equipe!

Boo-box