A Billboard Hot 100 é a tabela musical padrão dos Estados Unidos que avalia a lista das cem músicas mais vendidas no decorrer de uma semana, publicada pela revista Billboard. As posições são atribuídas através do número de vendas físicas e digitais. A semana de contagem começa na segunda-feira e termina no domingo, enquanto que para o airplay são contadas a partir de quarta-feita até terça-feira da semana seguinte. Todas as quintas-feiras são publicados os resultados na edição semanal da revista e ainda na página oficial na Internet da mesma. Cada parada vem com a data do "fim-da-semana" do próximo sábado. O que hoje é conhecido como o Hot 100 já existia há quase 15 anos como gráficos numerosos, rastreando e classificando os singles mais populares do dia em várias áreas. Durante os anos 1940 e 1950, singles populares foram classificados em três gráficos significativos:
Mais Vendidos em Lojas - ranking dos singles mais vendidos em lojas de varejo, como relatado pelos comerciantes pesquisados em todo o país (20 a 50 posições).
Mais ouvidos em Jockeys - ranking das músicas mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos, conforme relatado por DJs de rádio e estações de rádio (20 a 25 posições).
Mais executados Em Jukeboxes - as músicas mais tocadas nas jukeboxes nos Estados Unidos (20 posições). Este foi um dos principais mercados a medir a popularidade música com a nova geração de ouvintes de música, como muitas estações de rádio resistiram adicionar Rock n Roll aos seus playlists por muitos anos.
Apesar de oficialmente todos os três rankings tinham "peso" iguais em termos de sua importância, muitos historiadores da indústria musical referem-se ao Mais Vendidos nas Lojas o gráfico referente ao desempenho de uma música antes da criação do Hot 100. Billboard eventualmente criou um quarto gráfico de popularidade de singles que combinadva todos os aspectos do desempenho em um único (vendas, airplay e atividade jukebox), com base em um sistema de pontos que, normalmente, deu as vendas (compras) mais peso do que nas rádios.Na semana que terminou em 12 de novembro de 1955, a Billboard publicou o Top 100 pela primeira vez. Mais Vendidos em lojas, Mais ouvidos em Jockeys e Mais Executados em Jukeboxes continuaram a ser publicados em simultâneo com o novo Top 100 chart.
Em 17 de junho de 1957, Billboard descontinuou o Mais Executados em Jukeboxes, como a popularidade de jukeboxes diminuiu e estações de rádio incorporaram mais e mais música rock em seus playlists. A semana que terminou em 28 de julho de 1958 foi a publicação final dos gráficos Mais ouvido pem Jockeys e Top 100, ambos os quais tinham a versão instrumental Perez Prado de "Patricia" o topo.
Em 04 de agosto de 1958, Billboard estreou uma parada de singles principais todos os gêneros: o Hot 100. Embora semelhante ao Top 100, o primeiro Hot 100 chart redefiniu o status "semanas no chart" de todas as músicas para "1". O Hot 100 tornou-se rapidamente o padrão da indústria e a Billboard interrompeu o Mais Vendidos nas Lojas em 13 de outubro de 1958.
A Billboard Hot 100 ainda é o padrão pelo qual a popularidade de uma canção é medida nos Estados Unidos. O Hot 100 é classificado por impressões de audiência nas rádios medidas pela Nielsen BDS, dados de vendas compiladas pela Nielsen Soundscan (tanto no varejo quanto digital) e atividade de streaming fornecidas por fontes de música online. Abaixo confira as 100 melhores de todos os tempos no ranking da Billboard publicado na sua edição de 50° aniversário:
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